EXÚ CATIÇO

Na realidade é Exu Castiço, o emprego do verbete “catiço é errôneo, é corruptela de castiço”. 

Seria um Exu de boa linhagem, (poderíamos dizer que esta entidade esta ligada a nossa ancestralidade e não ao nosso orisá de cabeça como acontece aqui no Brasil), um Exu de primeira linha, um rei dos Exus como: Exu Rei que é empregado de Oxalá. 

Exu Tata Caveira que seria empregado de Obaluaiyê. Estes na realidade comandam outros Exus. 

Mais note o seguinte, algumas pessoas fazem referência a Exu castiço como empregado ou escravo de um determinado Orixá. E outras pessoas fazem referência a Exu como um Orixá, “nesta caso seria Esú Otá Orisá ou Esú laalu, Ogirioko, Bakereodada, Areyinjulegunlo Ayigbin” ( um emissário entre Ifá Que é o dono do jogo com o Orixá a ser consultado). Portanto devemos respeitar o que cada um ou que cada Nação ou vertentes nos traduz!. 

Devemos sempre notar que antes de começar alguma cerimônia se despacha Exu, esta tipode ritual não que dizer que estamos mandando exu embora que ele não é bem vindo,mas sim colocando ele como porteiro da casa, para olhar o que acontece na porta e não deixar o mal entrar na casa, este correrá os caminhos e tomará conta da porta. Então muitos o tomam como um empregado, mais fica a critério de cada Casa ou Ilê! 

Aqui explico um pouco sobre nossos castiços, que não tem nada a ver com Esú Orisá do yorubá. 

Por que se vocês pegarem as traduções dos Ofós, Orikís e Itóns deste orisá ele tem um finalidade totalmente diferente dos castiços brasileiros então abaixo vou dar alguns exemplos do que é os nos castiços. 

Por exemplo: 

Exu Veludo oferece proteção contra os inimigos. 
Exu Tranca Rua pode gerar todo tipo de obstáculos na vida de uma pessoa. 
Exu Pagão tem o poder de instalar o ódio no coração das pessoas. 
Exu Mirim é o guardião das crianças e também faz trabalhos de amarração de amor. 
Exu Pemba é o propagador das doenças venéreas e facilitador dos amores clandestinos. 
Exu Morcego tem o poder de transmitir qualquer doença contagiosa. 
Exu das Sete Portas facilita a abertura de fechaduras, cofres e outros compartimentos secretos — materiais e simbólicos. 
Exu Tranca Tudo é o regente de festins e orgias. 
Exu da Pedra Negra éinvocado para o sucesso em transações comerciais. 
Exu Tiriri pode enfraquecer a memória e a consciência. 
Exu da Capa Preta comanda as arruaças, os desentendimentos e adiscórdia. 

ESÚ NO CANDOMBLÉ 

Não se pode negar a importância de Esú,como mensageiro entre os homens e as divindades. Mas muito mais do que isso, Esú é símbolo do “elemento criado”. Criado da mesma matéria que Olóodùnmarê criou o ser humano: a lama. 

Um tema polêmico e confuso é a diferença que existe entre Esú do Candomblé, e as entidades que têm o mesmo nome, e que vêm nos terreiros de Umbanda. Mesmo os mais velhos de Santo, divergem quanto à origem de tais Entidades. 

As Entidades que vêm nos terreiros de Umbanda, estão ligadas a Ancestralidade como já foi dito no começo. 

Esú no Candomblé está diretamente ligado a Orunmilá, e o sistema de divinação sagrada de Ifá. Deve ser tratado com o máximo de respeito e muitas oferendas propiciatórias. 

É com muito respeito, que entramos nos contos que falam dos 21 atributos que ligam Esú a Orunmilá: 

Vale lembrar que Esú gosta da encruzilhada de três caminhos,que é de onde ele aceita,carrega,transporta e premia. Mas também vigia,adverte,recusa e pune. 

Com a casa de Esú deve-se ter muito respeito, pois ela representa a encruzilhada de 3 caminhos,onde devemos ter uma visão mais clara e sábia possível evitando “certas atitudes” e “preconceitos” que prejudicam a relação com Esú,portanto,com a nossa própria energia vital: o Axé. 

Materiais Usados para Assentar Esú. 

Laterita
Tabatinga(vermelha amarela e branca) 
Búzios
Folhas
Owaji, Osun e Efún
Neste caso Esú deve ter seu Odù, para caminhar e dar boa sorte ao seu òmó orisá.


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