Marcelo Alban começou a desenvolver a sua espiritualidade desde a infância. Nasceu em um berço espiritualista onde foi caminhando nos estudos e se aprofundado na história das religiões e da alta magia.
Aos oitos anos inicia a sua vida espiritual na Tradição dos Nove Elos da Luz se interessando cada dia mais pelo lado espiritual. Em 1998 começa a atender com aconselhamento espiritual, utilizando o tarot, búzios e outras técnicas que foi aprendendo e desenvolvendo ao longo do caminho.
Marcelo Alban se iniciou no culto e recebeu o nome de Babalorixá Marcelo T' Òsóguián e sabendo das dificuldades de se seguir um culto, de superar a discriminação, as lendas e o preconceito se engaja em 2004 em movimentos de diálogo Inter Religioso, participando ativamente de fóruns, palestras entre outros.
É Conselheiro Fiscal do Órgão Federativo e Regulamentar dos Cultos Afro-brasileiros, Marcelo procura levar as pessoas a livre expressão da religião Afro-Brasileira, como o Candomblé.
Como Babalorixá através da Odulogia ajuda as pessoas a encontrarem o seu caminho espiritual. Sua Casa de Asé esta pronta para acolher aqueles que precisam e que querem aprender mais sobre os cultos Afro.
O Sumo sacerdote Marcelo Alban desenvolve durante mais de 20 anos o estudo do Culto ao Orixá e Jurema, com essa série de apostilas trazendo para seu dia a dia um bom estudo sobre o tema, e a desmitificação de alguns dos "MISTÉRIOS" deste mundo fantástico: "Os Orixás". Até porque hoje vemos uma grande distorção de lendas imaginarias e sem pouca base de fundamentação e argumentos.
Você também poderá utilizar esse conteúdo em sua casa de axé ou até mesmo no seu cotidiano, seja bem vindo ao Conhecimento.
O proposito deste trabalho não é ensinar, pois, as pessoas precisam aprender o culto ao Orixá de maneira Oral com seus mais velhos, sacerdotes e suas tradições. Porém, temos o intuito de orientar as pessoas para transmitir uma maneira com fundamentação de como cultuar o seu Orixá, da melhor maneira.
HISTÓRIA DO ILÊ ASÈ OMOGUIAN – EGBE ALAKORO MEGEGE
O Ilê Asè Omoguian teve como inicio o ano de 1998 a pedido do Exú Rei das 7 Encruzilhadas e do Mestre Boiadeiro Zé do Boi. A principio a casa só tinha o intuito de atendimento aos clientes, ebós e consultas particulares.
No ano de 1999 ouve grandes mudanças, e os frequentadores e clientes passaram a serem mais ativos nas atividades da casa e grande maioria passaram a ser filhos de santo. Consequentemente iniciaram as cobranças dos Orixás em relação a iniciação, onde eram feitos Boris e Ebós para amenizar e apaziguar essa cobrança da necessidade do Orisa na vida dos participantes.
Com a orientação de todos os mentores espirituais, inclusive da Maria Mulambo, foi dado inicio a grande trajetória da casa para poder atender o pedido dos Orixás.
Marcelo Alban com a ajuda de seu zelador na época começou a realizar iniciações tendo como primeiro barco: O Rombono do Ilê Asè Omoguian e Omo Orisá Flavio de Odé, a Omo Orisá Alessandra de Oti, e a Omo Orisa Fomo de Oya.
Em seguida como agradecimento com os acontecidos e para também oficializar o inicio do Asè teve a grande inauguração da casa : Ile Ase Omoguian – Egbe Alakoro Megege, com a festa dedicada ao Orixa e Patrono da casa Osoguian, logo em seguida outra festa dedicada ao Exú Rei das 7 Encruzilhadas – grande percursor dessa trajetória.
Nos anos seguintes a inauguração tivemos grandes surpresas dos Orixás e com a grande colaboração da família do Sacerdote e Babalawo Marcelo Alban, iniciaram uma serie de iniciações devido a cobrança dos Orisá, assim algumas pessoas entraram em transe (Bolavam) de Orixá, como Omo Orisa Abude Omolú onde foi iniciado no culto do Orisá Ajunsun, e outras pessoas que precisaram da iniciação na época.
E com o passar do tempo tivemos diversas obrigações e Iniciações como: Ajoye Ya Yeye Manuela de Osun, Iyalase Vaneide de Osun, Iya Egbe Marcela de Osun, Iyanifá Renata De Yewa, Omo Orisa Gabriela de Iyemonja e o Obá Odofin Gabriel de Sango.
Com o constante crescimento do Asè começamos a receber a procura de pessoas que se tornaram membros do Ile que eram de outras casas como o Babalosani Leonardo e o Oní Magbá Sango Douglas dentre outros Omo Orisà, compondo hoje 50 pessoas ativas e presentes no Ile Asè.
HISTÓRIA DO MARCELO ALBAN
- Foi iniciado aos 7 anos de idade na Alta Magia, na Sociedade da Aliança.
- Iniciou sua trajetória no Culto Afro-Brasileiro - Candomblé no dia 13/06/1996 nas águas da Casa Branca do Engenho Velho – Salvador - Bahia, e conclui seu ciclo de sacerdote no Candomblé em 2003 em seu Odú Ige (7 anos) com as águas do Asè do Parque Fluminense – Rio de Janeiro – RJ.
- Em 1999 iniciou-se também no Culto Yorubá na tradição de Ifá Olokun – com o Babalawo Tofalode da cidade de Iboyo. Onde trouxe esse Culto para o Brasil, tendo suas permissões para a manipulação do Merindilogun.
- Se tornou Mestre Juremeiro pela tradição do Pai Geraldo de Natal, através das mãos do Mestre Renan do Catimbó e de seu Padrinho Marcio. Onde fez sua primeira iniciação na Jurema há 23 anos, com a Dona Maria de Mavambu, logo em seguida calçou suas cidades e mestres com o Mestre Jorge de Ossani – do Mestre Vira Folha. Seguindo sempre a tradição de Natal.
- Ganhou em 2013 o título de Bàbáláwo através do Fasola Faniyi Babatunde.
Aos oitos anos inicia a sua vida espiritual na Tradição dos Nove Elos da Luz se interessando cada dia mais pelo lado espiritual. Em 1998 começa a atender com aconselhamento espiritual, utilizando o tarot, búzios e outras técnicas que foi aprendendo e desenvolvendo ao longo do caminho.
Marcelo Alban se iniciou no culto e recebeu o nome de Babalorixá Marcelo T' Òsóguián e sabendo das dificuldades de se seguir um culto, de superar a discriminação, as lendas e o preconceito se engaja em 2004 em movimentos de diálogo Inter Religioso, participando ativamente de fóruns, palestras entre outros.
É Conselheiro Fiscal do Órgão Federativo e Regulamentar dos Cultos Afro-brasileiros, Marcelo procura levar as pessoas a livre expressão da religião Afro-Brasileira, como o Candomblé.
Como Babalorixá através da Odulogia ajuda as pessoas a encontrarem o seu caminho espiritual. Sua Casa de Asé esta pronta para acolher aqueles que precisam e que querem aprender mais sobre os cultos Afro.
O Sumo sacerdote Marcelo Alban desenvolve durante mais de 20 anos o estudo do Culto ao Orixá e Jurema, com essa série de apostilas trazendo para seu dia a dia um bom estudo sobre o tema, e a desmitificação de alguns dos "MISTÉRIOS" deste mundo fantástico: "Os Orixás". Até porque hoje vemos uma grande distorção de lendas imaginarias e sem pouca base de fundamentação e argumentos.
Você também poderá utilizar esse conteúdo em sua casa de axé ou até mesmo no seu cotidiano, seja bem vindo ao Conhecimento.
O proposito deste trabalho não é ensinar, pois, as pessoas precisam aprender o culto ao Orixá de maneira Oral com seus mais velhos, sacerdotes e suas tradições. Porém, temos o intuito de orientar as pessoas para transmitir uma maneira com fundamentação de como cultuar o seu Orixá, da melhor maneira.
HISTÓRIA DO ILÊ ASÈ OMOGUIAN – EGBE ALAKORO MEGEGE
Jurema em 2012 |
No ano de 1999 ouve grandes mudanças, e os frequentadores e clientes passaram a serem mais ativos nas atividades da casa e grande maioria passaram a ser filhos de santo. Consequentemente iniciaram as cobranças dos Orixás em relação a iniciação, onde eram feitos Boris e Ebós para amenizar e apaziguar essa cobrança da necessidade do Orisa na vida dos participantes.
Com a orientação de todos os mentores espirituais, inclusive da Maria Mulambo, foi dado inicio a grande trajetória da casa para poder atender o pedido dos Orixás.
Marcelo Alban com a ajuda de seu zelador na época começou a realizar iniciações tendo como primeiro barco: O Rombono do Ilê Asè Omoguian e Omo Orisá Flavio de Odé, a Omo Orisá Alessandra de Oti, e a Omo Orisa Fomo de Oya.
Em seguida como agradecimento com os acontecidos e para também oficializar o inicio do Asè teve a grande inauguração da casa : Ile Ase Omoguian – Egbe Alakoro Megege, com a festa dedicada ao Orixa e Patrono da casa Osoguian, logo em seguida outra festa dedicada ao Exú Rei das 7 Encruzilhadas – grande percursor dessa trajetória.
Nos anos seguintes a inauguração tivemos grandes surpresas dos Orixás e com a grande colaboração da família do Sacerdote e Babalawo Marcelo Alban, iniciaram uma serie de iniciações devido a cobrança dos Orisá, assim algumas pessoas entraram em transe (Bolavam) de Orixá, como Omo Orisa Abude Omolú onde foi iniciado no culto do Orisá Ajunsun, e outras pessoas que precisaram da iniciação na época.
E com o passar do tempo tivemos diversas obrigações e Iniciações como: Ajoye Ya Yeye Manuela de Osun, Iyalase Vaneide de Osun, Iya Egbe Marcela de Osun, Iyanifá Renata De Yewa, Omo Orisa Gabriela de Iyemonja e o Obá Odofin Gabriel de Sango.
Com o constante crescimento do Asè começamos a receber a procura de pessoas que se tornaram membros do Ile que eram de outras casas como o Babalosani Leonardo e o Oní Magbá Sango Douglas dentre outros Omo Orisà, compondo hoje 50 pessoas ativas e presentes no Ile Asè.
HISTÓRIA DO MARCELO ALBAN
- Foi iniciado aos 7 anos de idade na Alta Magia, na Sociedade da Aliança.
- Iniciou sua trajetória no Culto Afro-Brasileiro - Candomblé no dia 13/06/1996 nas águas da Casa Branca do Engenho Velho – Salvador - Bahia, e conclui seu ciclo de sacerdote no Candomblé em 2003 em seu Odú Ige (7 anos) com as águas do Asè do Parque Fluminense – Rio de Janeiro – RJ.
- Em 1999 iniciou-se também no Culto Yorubá na tradição de Ifá Olokun – com o Babalawo Tofalode da cidade de Iboyo. Onde trouxe esse Culto para o Brasil, tendo suas permissões para a manipulação do Merindilogun.
- Se tornou Mestre Juremeiro pela tradição do Pai Geraldo de Natal, através das mãos do Mestre Renan do Catimbó e de seu Padrinho Marcio. Onde fez sua primeira iniciação na Jurema há 23 anos, com a Dona Maria de Mavambu, logo em seguida calçou suas cidades e mestres com o Mestre Jorge de Ossani – do Mestre Vira Folha. Seguindo sempre a tradição de Natal.
- Ganhou em 2013 o título de Bàbáláwo através do Fasola Faniyi Babatunde.